Seguidores e Amigos da Umbanda

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 15 de março de 2011

Caridade


Estando o ser humano elevado à ordem sobrenatural, as virtudes naturais por si só não bastam, ainda que sejam necessárias; e Deus concede ao cristão as virtudes teologais no momento do batismo, junto com a graça. As virtudes teologais são a fé, a esperança e a caridade.
A é uma virtude sobrenatural pela qual - apoiados na autoridade de Deus - cremos nas verdades que Deus revelou e a Igreja nos ensina.
A esperança é uma virtude sobrenatural pela qual confiamos em que Deus nos dará a glória mediante sua graça e nossa correspondência a ela.
A caridade é uma virtude sobrenatural pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas - por quem é - e ao próximo por amor a Deus.
Do latim "caritas", terceira virtude teologal, é a mais importante trazida pelo cristianismo no plano a que hoje chamamos social.

         A caridade é a expressão do serviço aos outros, de gratuitidade, de partilha, de generosidade desinteressada.

         A caridade é, no plano da realização humana, o verdadeiro patrimônio comportamental do cristianismo. A caridade é muito mais que solidariedade, compaixão, enternecimento, filantropia, altruísmo ou mesmo fraternidade. É amor, respeito pelos outros, é entrega como valor de vida em sociedade. Não é um disfarce para a hipocrisia por vezes
reinante nos dias de hoje. É uma virtude e um principio. É uma categoria
moral.

         A caridade crista é muito diferente da mera partilha do que se tem a mais. Não é uma dispensa do supérfluo, nem uma acto de estigmatização daquele que não a tem. Caridade é amar sem
contrapartida. É plenitude de desinteresse pessoal.

        A caridade é ao mesmo tempo a inteligência do coração e o coração da inteligência. É o ponto de encontro das nossas mãos, das nossas mentes e dos nossos corações na busca incessante do amor ao próximo.

        A caridade é um importante caminho para a esperança.
A caridade significa dar as mãos por nada. E dar as mãos por nada não significa
alguém receber nada pelas mãos dos outros. Porque dar as mãos por nada é o
oposto de dar as mãos para nada.



Caridade é uma palavra tão simples quanto as outras, mas, se for traduzida em ação, será sempre uma luz no caminho.

Emmanuel
Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Onde estejas e por onde passes, sempre que possível, deixa algum sinal de paz e luz para aqueles irmãos que estão vindo na retaguarda, a fim de que não se percam do rumo certo.

Emmanuel
Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Toda caridade, para ser divina, precisa apoiar-se na fraternidade.
André Luiz


Reconheço que a Tua vontade é sempre o melhor para cada um de nós; mas, se me permites algo pedir Te, rogo me auxilies a ser uma bênção para os outros.

Emmanuel
Psicografado por Francisco Cândido Xavier

Não só receber e dar, mas também ensinar e aprender.
Emmanuel - (Vinha de Luz)  [55 - página 96]


Todo serviço da caridade desinteressada é um reforço divino na obra da fraternidade humana e da redenção universal.
Urge, contudo, que os espiritistas sinceros, esclarecidos no Evangelho, procurem compreender a feição educativa dos postulados doutrinários, reconhecendo que o trabalho imediato dos tempos modernos é o da iluminação interior do homem, melhorando-se-lhe os valores do coração e da consciência.
Dentro desses imperativos, é licito encarecermos a excelência dos planos educativos da evangelização, de modo a formar uma mentalidade espírita-cristã, com vistas ao porvir.
Não podemos desprezar a caridade material que faz do Espiritismo evangélico um pouso de consolação para todos os infortunados; mas não podemos esquecer que as expressões religiosas sectárias também organizaram as edificações materiais para a caridade no mundo, sem olvidar os templos, asilos, orfanatos e monumentos. Todavia, quase todas as suas obras se desvirtuaram, em vista do esquecimento da iluminação dos Espíritos encarnados.
A Igreja Romana é um exemplo típico. Senhora de uma fortuna considerável e havendo construído numerosas obras tangíveis, de assistência social, sente hoje que as suas edificações são apenas de pedra, porquanto, em seus estabelecimentos suntuosos, o homem contemporâneo experimenta os mais dolorosos desenganos.
As obras da caridade material somente alcançam a sua feição divina quando colimam a espiritualização do homem, renovando-lhe os valores íntimos, porque, reformada a criatura humana em Jesus_Cristo, teremos na Terra uma sociedade transformada, onde o lar genuinamente cristão será naturalmente o asilo de todos os que sofrem.
Depreende-se, pois, que o serviço de cristianização sincera das consciências constitui a edificação definitiva, para a qual os espiritistas devem voltar os olhos, antes de tudo, entendendo a vastidão e a complexidade da obra educativa que lhes compete efetuar, junto de qualquer realização humana, nas lutas de cada dia, na tarefa do amor e da verdade.

Emmanuel


O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte.

Emmanuel - (Vinha de Luz)  [55 - página 96]

Quantos se dizem portadores da caridade para o mundo e relegam o lar ao desespero e ao abandono?!...

Emmanuel - (Reformador - 11/951)


Caridade Sempre
Serve, perdoa e passa, eis os clarões da senda.
A estrada para cima chama-se Caridade.
Onde a sombra persista faze mais luz e segue.
É na palma de espinhos que o Céu instala as rosas.
Coração a que ampares é novo passo à frente.
Na plantação do bem Deus espera por ti.

Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier

Nas lutas do dia-a-dia,
Caridade é o passaporte
Para as mansões da alegria
Que brilham depois da morte.

Auta de Souza

Médium: Francisco Cândido Xavier

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouça os Pontos da Linha de Esquerda da Umbanda